Dia da Rebeldia Nacional Cubana e a luta pelos animais
- Fábio Tardelli
- 26 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Texto da camarada Ana Mota Aproveitando o dia de hoje, Dia da Rebeldia Nacional Cubana [26 de Julho] para ressaltar as transformações na vida dos animais que habitam a ilha.

Cuba é um exemplo prático de como o capitalismo nos torna literalmente em mercadoria, seres desprovidos de sensibilidade - Não só para facilitar nossa alienação e exploração, mas para que não ocorra nossa união como classe explorada. Assim, nos fazendo ignorar o sofrimento daqueles que compartilham o mundo conosco. Cuba nos mostra que fora desse sistema podemos estabelecer uma relação muito mais compassiva com os nossos e com aqueles que também sentem fome, medo e dor.
Em Cuba, as Instituições Públicas do Estado adotam os animais em situação de rua, fornecendo cuidados médicos, comida de qualidade, água e DIGNIDADE.
Todos os cachorros que circulam em situação de rua recebem uma coleira com identificação oficial do governo com foto, nome e informações específicas de cada animal (Se são castrados, vacinados ou se apresentam algum problema de saúde), além do nome, endereço e número para contato da Instituição que os tutelam.
Alguns cachorros são tutelados inclusive pelo Posto de gasolina do Partido Comunista, escritórios da União de Jornalistas de Cuba e uma oficina mecânica do Ministério da Saúde. Além dos animais serem beneficiados, os guardas contam que os cães ajudaram a aliviar o tédio em um lugar onde a criminalidade é muito baixa.
Para quem luta pelo fim da exploração animal, ainda há um longo caminho de debates e lutas pela frente, para que além de gatos e cachorros, vacas e porcos também sejam reconhecidos como seres sencientes. Enfim, Viva a Revolução Cubana! Lutemos por um mundo livre de exploração, inclusive animal. ✊

* Ana Mota é vegana abolicionista, Militante e Marxista.
Comments